terça-feira, 6 de abril de 2010

"Mundanismo" - por A.W. Tozer

   Sou um grande admirador dos homens de Deus do passado. Penso no que disse o apóstolo dos gentios: "Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós." (Fp 3.17). Por muitas vezes, quando me vejo angustiado pela situação de grande parte da Igreja de Cristo atualmente, encontro refúgio nas palavras de pastores e pregadores de outrora. Não que atualmente não haja homens de Deus na face da terra. Tenho conhecido alguns, embora seja material escasso. Eu também tenho, como disse Paulo, observado "os que andam segundo o modelo" da Palavra e me esforçado por seguir.
   Portanto, quero compartilhar uma mensagem com vocês, escrita por A.W. Tozer. Futuramente falarei um pouco sobre sua vida e ministério.

Em Cristo,
Fabio

"Mundanismo - citações de A.W. Tozer, pregadas entre as décadas de 1950 e 1960.

'Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele' - 1Jo 2.15

  A maioria dos cristãos está mais focada no mundo do que no Novo Testamento. Somos constrangidos a declarar que eles são muito mais influenciados por Hollywood que pelo Espírito Santo (nota: aqui o autor faz um trocadilho entre hollywood e holly spirit, que é Espírito Santo em inglês). Suas vidas e espíritos são muito mais parecidos com Hollywood do que com Jesus. Eu estou certo que poderia encher quinze vagões de carga com "cristãos" que são mais influenciados em todo seu modo de ver o mundo por Hollywood do que são pelo Senhor Jesus Cristo.
  Muito do que se passa por cristianismo em nossos dias é pouco mais que um leve caso de religião enxertada em um coração que está vendido ao mundo em seus gostos, prazeres e ambições!
   Se eles tivessem que ir para o Céu repentinamente, não se sentiriam em casa, porque a estrutura de suas mentes foi forjada pelos entretenimentos mundanos e não pelas coisas de Deus.
   Jovens cristãos tomam como seus exemplos o pior tipo de pecadores e tentam ser tanto quanto possível o mais parecidos com eles.
   Líderes cristãos adotaram as técnicas dos publicitários. Jactância, ostentação, vanglória, sedução, armadilhas e exagero são agora tidos como atitudes normais durante os cultos. O cristianismo popular tem-se vendido ao espírito e aos métodos mundanos a tal ponto que agora Hollywood tem mais influência na igreja que o Espírito Santo.
   A virtuosa dignidade e a resplandecente pureza do verdadeiro cristianismo tem sido substituídas por um entretenimento barato que é completamente indigno de nosso Senhor Jesus Cristo. A igreja gira em torno do exibicionismo humano.
  Eu sempre percebo quem são os exibicionistas. Ele chega pulando e vibrando. Ele é um mestre-de-cerimônia. Ele aprendeu a agir assim na TV! Ele sorri aquele sorriso seboso e leva esse maldito procedimento mundano para dentro da igreja. Eu sei por onde ele tem estado e não consigo sentir qualquer aroma do Céu nele. Seu modelo vem dos filmes e da TV. Ele traz uma bíblia tão grande quanto uma arca de cedro sob seu braço. Ele tumultua o culto e a pregação agindo como uma pessoa mundana.
   A Palavra de Deus está sendo arrastada para baixo ao nível do espiritualmente ignorante. Tem-se contado piadas, histórias e dado entretenimento a fim de que as pessoas compareçam aos cultos."

   Essas citãções são de 50 a 60 anos atrás. Será que vemos algo semelhante hoje? E se naquela época já havia isso, à proporção que as coisas tem andado, o que será da igreja de nosso Senhor em algum tempo?

   Reflitamos nessas coisas e oremos por uma poderosa visitação dos Céus.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário